terça-feira, 1 de novembro de 2011

Makarenko um educador consciente

Foto:adrianaoliveiralima.blogspot.com

Makarenko tinha uma pedagogia coletiva, o método criado por ele era uma novidade porque organizava a escola como coletividade e levava em conta os sentimentos dos alunos, na busca pela felicidade, aliás, um conceito que só teria sentido se fosse para todos. O que mais importava ele era o interessesda comunidade e a criança tinha direitos impensáveis na época,como opinar ,discutir suas necessidades no universo escolar .Ele encarava a infância com respeito e direitos, imagine um educador que tem como missão dirigir um colégio interno cheio de crianças e jovens internos, muitos órfãos, que mal sabia ler e escrever,numa época em que modelo de escola e de sociedade estava em choque.
Como educar e por onde começar, Anton SemionovichMakarenko professor na Ucrânia, país do leste europeu que era parte da união soviética na época, foi um dos homens que ajudaram a responder a essas questões e repensar o papel da escola e da família na recém-criada sociedade comunista, no inicio do século XX. Sua pedagogia tornou-se conhecida por transformar centenas de crianças e adolescente marginalizados e cidadãos.
  Ele tem seu aspecto positivo, mais que educar, com rigidez e disciplina, ele quis formar personalidades, criar pessoas conscientes de seu papel político, cultas, sadias e que se tornassem trabalhadores, preocupados com o bem-estar do grupo, ou seja, solidários. Na sociedade comunista de então, o trabalho era considerado essencial para a formação do homem. Makarenko aprendeu tudo na prática, na base de acerto e erros, primeiro na escola da colônia Gorki e em seguida na comuna dzerjinski. Cada etapa de sua vida foi registrada, em texto, relatório e livros. As dificuldades e os desafios têm muitos paralelos com osdos professores de hoje.Temos que enxerga essa pedagogia na escola Brasileira. A saída encontrada há quase um século correspondia ás necessidades da época,mas servem de reflexão para nos buscar soluções atuais e entender a educação no mundo.
A ideia do coletivo surge como respeito a cada aluno. Para que a vida em comunidade desse certo é essencial que cada aluno tivesse clareza suas responsabilidades. Nunca mais ladrões nem mendigos. O professor Makarenkoera conhecido como um educador aberto, mas rígido e duro. Ele acreditava que o planejamento e o cumprimento das metas estabelecidas por todos só se concretizariam com uma direção muito firme. Por isso, os alunos tinham consciência de que a disciplina, não era um fim, mas um meio para o sucesso da vida na escola. O descumprimento de uma norma podia ser punido severamente, desde que aluno e professor assim o desejassem, depois de muita discussão. Aspecto negativo ele era muito rígido, mais se ele não fizesse isto não teria resultado, não formaria futuros cidadãos.
O professor Makarenko tinha um objetivo mostrar a importância da participação da família na escola: nós educadores temos que lutar para que isto aconteça à participação da família junto á escola é muito importante. Para enxergar essa pedagogia na escola, precisamos pensar se estamos formando pessoas cada vez mais individualistas ou coletivas, cabe nós educadores uma reflexão: Estamos realmente educando para a colaboração e a solidariedade, estamos sendo permissivo demais? Como atingir o equilíbrio entre limites e liberdade?  Para que nosso trabalho de certo tem que pensar em tudo isso.  
                                                                                                                           
                                          Autor: Laurita Lisboa Norberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário