Presença da História no currículo do ensino básico encontra a sua justificação maior e no sentido de que é através dela que o aluno constrói uma visão global, é organizada de uma sociedade complexa, plural e em permanente mudança.
A função do professor de História, enquanto agente que participa na construção do conhecimento histórico, é enquadrar o aluno no estabelecimento dos referenciais fundamentais em que assenta essa tomada de consciência do tempo social, estimulando-o a construir o saber histórico através da expressão de "idéias históricas" na sua linguagem, desde os primeiros anos de escolaridade. Ver é muito mais que “olhar” e, dessa maneira, enfatiza que a historia que ensina provém de uma porção de documentos diferentes, nem todos absolutamente confiáveis. Saber historia é sempre dominar uma certeza relativa, alho que parece verdade, sem nunca se dispor da certeza absoluta e sempre acreditar que há uma porção de interpretação do mesmo fato.
A função do professor de História, enquanto agente que participa na construção do conhecimento histórico, é enquadrar o aluno no estabelecimento dos referenciais fundamentais em que assenta essa tomada de consciência do tempo social, estimulando-o a construir o saber histórico através da expressão de "idéias históricas" na sua linguagem, desde os primeiros anos de escolaridade. Ver é muito mais que “olhar” e, dessa maneira, enfatiza que a historia que ensina provém de uma porção de documentos diferentes, nem todos absolutamente confiáveis. Saber historia é sempre dominar uma certeza relativa, alho que parece verdade, sem nunca se dispor da certeza absoluta e sempre acreditar que há uma porção de interpretação do mesmo fato.
Aprender historia não si restringe a informação há uma grande diferença, e um conhecimento que possa estabelecer conhecimento do significado, numa aula, por exemplo, guardamos o que tem significado tem que constituir importância e a construir memorização professor passa, conhecimento quando este conhecimento transforma o sujeito a realidade daquilo que tem que saber. Ao estudar historia a criança possa ter olhar critico como sujeito na historia. Ampliar a realidade e sempre transforma olhar critico ampliar conhecimento na vida da criança, vivem no momento contemporâneo mais nessa visão que a criança possa construir sua própria aprendizagem e uma conquista de uma nova visão.
Laurita Lisboa Norberto
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