terça-feira, 22 de novembro de 2011

O PERFIL DOS ALUNOS DA EJA:




Foto:quintosemestrezs.blogspot.com

O EJA (Educação de jovens e adultos) foi criado por lei para pessoas que não tiveram oportunidade de estudar na idade adequada.
Quando uma pessoa retorna a escola depois de muitos anos, o trabalho é muito árduo, pois, estudar exige muito. Mas o que leva estas pessoas retornarem a escola, sabendo de todos os desafios que encontrão?
Quando falamos em jovem, logo vem em nossas mentes: “curtição”, pois é assim que eles se definem, mas como será que eles definem: Escola?
Muitos dos jovens que retornam para a escola vão apenas com um objetivo: Adquirir um diploma para se inserir no mercado de trabalho, para prender estes alunos e fazer com eles mudem estes conceitos, será necessário um grande auxiliador que tem por titulo: Professor, porém este precisará de metodologias eficazes, para a libertação destas mentes.
Os adultos que retornam a escola são pessoas que muitas vezes não tiveram a oportunidade de estudar, pois tiveram que trabalhar cedo para manter sua sobrevivência, geralmente estes alunos vão com uma grande sede de aprendizagem, porém ao se defrontarem com a realidade: Escolas sem preparo e Professores desqualificados, perdem o entusiasmo e volta á mesmice.
Para que este quadro seja revertido: Alunos em busca apenas de diplomas e alunos desmotivados, é necessário que haja comprometimento: Governo, escola, professores e alunos, pois a educação só pode ser construída em conjunto é como diz Paulo Freire: "Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo".
Por: Suelen Rosa
Referencias de Paulo Freire retirado do site: http://espacompartilhado.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário