terça-feira, 22 de novembro de 2011

Tradição e modernidade no centro de São Paulo

               O endereço não poderia ser mais poético: como já dizia a música de Caetano, "alguma coisa acontece no meu coração, que só quando cruza a Ipiranga e a Avenida São João". E é nesta esquina, bem no coração da cidade, que São Paulo acolhe o Bar Brahma. Desde a fundação, em 1948, o Bar Brahma foi testemunha de fatos importantes da nossa história. Desde as acaloradas discussões sobre a repressão política da década de 60 até as comemorações dos 450 anos da metrópole, em 2004. O Bar Brahma já é parte indissociável da trajetória de São Paulo.
     Engana-se, entretanto, quem acha que o Bar Brahma vive de história. A tradição de trazer sempre o melhor da música e da gastronomia paulistana à esquina mais famosa da cidade faz a imagem do Brahma se reinventar a cada temporada.
Nos shows, nomes como Cauby Peixoto e Demônios da Garoa se misturam aos artistas contemporâneos e de repertório variado, como Vanessa Jackson, Carolina Soares, entre tantos outros. No cardápio, os “petiscos de bar” contam com um preparo mais do que especial, atribuindo qualidade à gastronomia.
Da fundação aos dias de hoje
Fundado pelo alemão Henrique Hillebrecht em 1948, no mesmo prédio onde funcionou a Boate e Confeitaria Marabá, a casa logo se tornou o ponto de encontro de músicos, poetas, intelectuais, políticos e empresários.
         Circularam por aqui personalidades da política, como Jânio Quadros e Fernando Henrique Cardoso; e também da música, como Adhemar de Barros, Adoniran Barbosa, Orlando Silva, Ari Barroso e Vicente Celestino.
Entre as décadas de 50 e 60, a repressão política fez com que o Bar fosse palco de debates entre os estudantes da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, além de ponto de negócios para os fazendeiros do interior.
Fechado desde o início da década de 90 devido à decadência social do centro, o bar reabriu em 1997 com o nome de São João 677. O empreendimento durou um ano e seu fechamento, no final do ano de 1998, deixou os freqüentadores órfãos, encerrando cinco décadas de boemia misturada à história e à cultura de São Paulo.
      Dois anos depois, o inevitável: a saudade bateu e o ponto retornou à cena com honras e glórias. Arrematada pelo empresário Álvaro Aos e Luis Marcelo Lacerda, a casa passou por uma restauração completa sem perder toda a magia dos traços arquitetônicos originais.
A data de reabertura do novo Bar Brahma, 09 de janeiro de 2001, já pode ser considerada um marco para a revitalização do centro da cidade. Naquela noite especial, entre as paredes históricas, mais um capítulo da crônica da "terra da garoa" foi contado. E a boemia reverente, já em regresso, agradeceu solenemente.
Musica do Caetano já disse a força da grana que destrói coisa boa, esta avenida trata de um pratimonio histórico, onde tudo estar mudando tão de repente muitos pratimonio histórico que deveria ser preservado, estar sendo demolido para construir prédios, e a força da grana. LAURITA LISBOA NORBERTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário