terça-feira, 22 de novembro de 2011

Tradição e modernidade no centro de São Paulo

               O endereço não poderia ser mais poético: como já dizia a música de Caetano, "alguma coisa acontece no meu coração, que só quando cruza a Ipiranga e a Avenida São João". E é nesta esquina, bem no coração da cidade, que São Paulo acolhe o Bar Brahma. Desde a fundação, em 1948, o Bar Brahma foi testemunha de fatos importantes da nossa história. Desde as acaloradas discussões sobre a repressão política da década de 60 até as comemorações dos 450 anos da metrópole, em 2004. O Bar Brahma já é parte indissociável da trajetória de São Paulo.
     Engana-se, entretanto, quem acha que o Bar Brahma vive de história. A tradição de trazer sempre o melhor da música e da gastronomia paulistana à esquina mais famosa da cidade faz a imagem do Brahma se reinventar a cada temporada.
Nos shows, nomes como Cauby Peixoto e Demônios da Garoa se misturam aos artistas contemporâneos e de repertório variado, como Vanessa Jackson, Carolina Soares, entre tantos outros. No cardápio, os “petiscos de bar” contam com um preparo mais do que especial, atribuindo qualidade à gastronomia.
Da fundação aos dias de hoje
Fundado pelo alemão Henrique Hillebrecht em 1948, no mesmo prédio onde funcionou a Boate e Confeitaria Marabá, a casa logo se tornou o ponto de encontro de músicos, poetas, intelectuais, políticos e empresários.
         Circularam por aqui personalidades da política, como Jânio Quadros e Fernando Henrique Cardoso; e também da música, como Adhemar de Barros, Adoniran Barbosa, Orlando Silva, Ari Barroso e Vicente Celestino.
Entre as décadas de 50 e 60, a repressão política fez com que o Bar fosse palco de debates entre os estudantes da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, além de ponto de negócios para os fazendeiros do interior.
Fechado desde o início da década de 90 devido à decadência social do centro, o bar reabriu em 1997 com o nome de São João 677. O empreendimento durou um ano e seu fechamento, no final do ano de 1998, deixou os freqüentadores órfãos, encerrando cinco décadas de boemia misturada à história e à cultura de São Paulo.
      Dois anos depois, o inevitável: a saudade bateu e o ponto retornou à cena com honras e glórias. Arrematada pelo empresário Álvaro Aos e Luis Marcelo Lacerda, a casa passou por uma restauração completa sem perder toda a magia dos traços arquitetônicos originais.
A data de reabertura do novo Bar Brahma, 09 de janeiro de 2001, já pode ser considerada um marco para a revitalização do centro da cidade. Naquela noite especial, entre as paredes históricas, mais um capítulo da crônica da "terra da garoa" foi contado. E a boemia reverente, já em regresso, agradeceu solenemente.
Musica do Caetano já disse a força da grana que destrói coisa boa, esta avenida trata de um pratimonio histórico, onde tudo estar mudando tão de repente muitos pratimonio histórico que deveria ser preservado, estar sendo demolido para construir prédios, e a força da grana. LAURITA LISBOA NORBERTO

ECONOMIA E CAPITALISMO

Foto:new4media.net
               

       O cartaz do movimento “ocupa wall street”. A informação ganha uma função destacada na sociedade globalizada, para SANTOS (p.50) a circulação de informação está sendo gerida de forma manipulada e há uma violência da informação. A mídia é parte dos grandes conglomerados de negócios, ela é a criadora dos mitos e dos símbolos, que são à base da globalização. Efeito CNN. A globalização revela as diferenças escondidas e a mídia reforça com todo o seu poder esta impressão.  Tudo funciona de acordo com as regras do mercado. Os grandes conglomerados não satisfeitos em controlar os demais ramos da economia, dominam também a comunicação, a
circulação da informação. Reforçando a ideologia da globalização e de seus produtos.  Uma parte da propaganda
trabalha com a crise econômica e o capitalismo figura forte que amedronta a sociedade um desequilibro,que sobe e disse, induzindo ao consumismo. Um sexto do PIB americano é dedicado ao marketing para a manipulação e o controle de sua população. O capitalismo tem-se mostrado dentro de um processo contraditório, onde se vê uma significante diferença no desenvolvimento do mundo do norte e do mundo do sul. Globaritarismo é a palavra usada por Milton para referenciar a essa ditadura da globalização vigente no mundo. Ele cita tanto no documentário, como em seu livro “Por outra globalização: do pensamento único a consciência”, a presença de três mundos. O mundo tal como nos fazem crer: a globalização com fábula, o mundo tal como ele é: a globalização como perversidade e o mundo tal como pode ser: outra globalização
 LAURITA LISBOA NORBERTO

O DIREITO DE SONHAR

Tente adivinhar como será o mundo depois do ano 2000. Temos apenas uma única certeza: se estivermos vivos, teremos virado gente do século passado. Pior ainda, gente do milênio passado.
Sonhar não faz parte dos trinta direitos humanos que as Nações Unidas proclamaram no final de 1948. Mas, se não fosse por causa do direito de sonhar e pela água que dele jorra, a maior parte dos direitos morreria de sede.
Deliremos, pois, por um instante. O mundo, que hoje está de pernas para o ar, vai ter de novo os pés no chão.
Nas ruas e avenidas, carros vão ser atropelados por cachorros.
O ar será puro, sem o veneno dos canos de descarga, e vai existir apenas a contaminação que emana dos medos humanos e das humanas paixões.
O povo não será guiado pelos carros, nem programado pelo computador, nem comprado pelo supermercado, nem visto pela TV.
A TV vai deixar de ser o mais importante membro da família, para ser tratada como um ferro de passar ou uma máquina de lavar roupas.
Vamos trabalhar para viver, em vez de viver para trabalhar.
Em nenhum país do mundo os jovens vão ser presos por contestar o serviço militar. Serão encarcerados apenas os quiserem se alistar.
Os economistas não chamarão de nível de vida o nível de consumo, nem de qualidade de vida a quantidade de coisas.
Os cozinheiros não vão mais acreditar que as lagostas gostam de ser servidas vivas.
Os historiadores não vão mais acreditar que os países gostem de ser invadidos.
Os políticos não vão mais acreditar que os pobres gostem de encher a barriga de promessas.
O mundo não vai estar mais em guerra contra os pobres, mas contra a pobreza. E a indústria militar não vai ter outra saída senão declarar falência, para sempre.
Ninguém vai morrer de fome, porque não haverá ninguém morrendo de indigestão.
Os meninos de rua não vão ser tratados como se fosse lixo, porque não vão existir meninos de rua.
Os meninos ricos não vão ser tratados como se fosse dinheiro, porque não vão existir meninos ricos.
A educação não vai ser um privilégio de quem pode pagar por ela.
A polícia não vai ser a maldição de quem não pode comprá-la.
Justiça e liberdade, gêmeas siamesas condenadas a viver separado, vão estar de novo unidas, bem juntinhas, ombro a ombro.
Uma mulher - negra - vai ser presidente do Brasil, e outra - negra - vai ser presidente dos Estados Unidos. Uma mulher indígena vai governar a Guatemala e outra, o Peru.
Na Argentina, as loucas da Praça de Maio vão virar exemplo de sanidade mental, porque se negaram a esquecer, em tempos de amnésia obrigatória.
A Santa Madre Igreja vai corrigir alguns erros das Tábuas de Moisés. O sexto mandamento vai ordenar: "Festejarás o corpo". E o nono, que desconfia do desejo, vai declará-lo sacro.
A Igreja vai ditar ainda um décimo - primeiro mandamento, do qual o Senhor se esqueceu: "Amarás a natureza, da qual fazes parte".
Todos os penitentes vão virar celebrantes, e não vai haver noite que não seja vivida como se fosse à última, nem dia que não seja vivido como se fosse o primeiro.
Texto retirado do site:http://www.jefferson.blog.br/2008/01/o-direito-de-sonhar-de-eduardo-galeano.html

Este texto belíssimo texto citado pela professora: Marta, no curso de pedagogia, na faculdade Metodista, nos relata que o mundo para melhorar falta muito, pois desde sua criação o homem só vem pesando em benefícios próprios, onde defende sua própria pele, animais irracionais é isso que somos, estamos fazendo que a nossa própria espécie entre em extinção e somo nós os caçadores,  homens mesquinhos e arrogantes.
Através deste texto entendemos que a esperança e a transformação, para muitos pode parecer utopia, mas para nós que acreditamos na educação ecomo futuros educadores, estamos em busca de melhoras para que um dia, todos nós possamos   deitar nossas cabeças em nossos travesseiros e termos um sono digno e justo, é como dizia Paulo Freire: “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda".



Referencias de Paulo Freire retirada do site: http://espacompartilhado.blogspot.com/




Por :Laurita Lisboa Norberto

O PERFIL DOS ALUNOS DA EJA:




Foto:quintosemestrezs.blogspot.com

O EJA (Educação de jovens e adultos) foi criado por lei para pessoas que não tiveram oportunidade de estudar na idade adequada.
Quando uma pessoa retorna a escola depois de muitos anos, o trabalho é muito árduo, pois, estudar exige muito. Mas o que leva estas pessoas retornarem a escola, sabendo de todos os desafios que encontrão?
Quando falamos em jovem, logo vem em nossas mentes: “curtição”, pois é assim que eles se definem, mas como será que eles definem: Escola?
Muitos dos jovens que retornam para a escola vão apenas com um objetivo: Adquirir um diploma para se inserir no mercado de trabalho, para prender estes alunos e fazer com eles mudem estes conceitos, será necessário um grande auxiliador que tem por titulo: Professor, porém este precisará de metodologias eficazes, para a libertação destas mentes.
Os adultos que retornam a escola são pessoas que muitas vezes não tiveram a oportunidade de estudar, pois tiveram que trabalhar cedo para manter sua sobrevivência, geralmente estes alunos vão com uma grande sede de aprendizagem, porém ao se defrontarem com a realidade: Escolas sem preparo e Professores desqualificados, perdem o entusiasmo e volta á mesmice.
Para que este quadro seja revertido: Alunos em busca apenas de diplomas e alunos desmotivados, é necessário que haja comprometimento: Governo, escola, professores e alunos, pois a educação só pode ser construída em conjunto é como diz Paulo Freire: "Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo".
Por: Suelen Rosa
Referencias de Paulo Freire retirado do site: http://espacompartilhado.blogspot.com/

Desigualdades Raciais no Brasil

                 Carta em solidariedade a Escola Municipal de Educação Infantil Guia Lopes/SP
Vamos cuidar do futuro de nossas crianças, sim! Combatendo o racismo, hoje!
Lucimar Rosa Dias1
1 Professora da UFMS/ Consultora do CEERT.
2 Diretora Executiva do CEERT - Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades
3 SME-SP/CEERT/Fórum Paulista de Educação Infantil
Maria Aparecida da Silva Bento2
Waldete Tristão Farias Oliveira3
Em, 2011 foi instituída a campanha do UNICEF “Por uma infância sem racismo”, e também o ano internacional do afro descendente, definido pela ONU, marcos importantes para estimular ações em prol da igualdade racial na educação. Além disso, a educação brasileira em sua lei maior institui como obrigatório o trabalho, permanente, com a cultura afro-brasileira e africana. Parecem medidas simples e de baixo impacto para superar as desigualdades raciais tão agudamente vividas pela população negra brasileira e de modo especial pelas crianças negras e indígenas.
Segundo dados divulgados no 2º Relatório Anual das Desigualdades Raciais no Brasil: 2009-2010 em 2008, 84,5% das crianças negras de até 3 anos não freqüentavam creches enquanto 79,3% das crianças branca estão nesses espaços. Em relação às crianças negras de 6 anos, 7,5% estavam fora de qualquer tipo de instituição educacional enquanto 4,8% das crianças brancas estavam nesta situação e por fim somente 41,6% das crianças negras de 6 anos estavam no sistema de ensino seriado comparado a 49% das crianças brancas.
Diante desses dados as medidas assinaladas se coadunam com a cobrança dos movimentos sociais para a instituição de políticas que modifiquem o quadro de desigualdade racial que também atinge às crianças. No entanto, quando gestores e professores comprometidos com uma educação que favoreça o pleno desenvolvimento da criança incluem no seu fazer pedagógico ações que busquem romper com a dominação de raça, cumprindo a legislação educacional vigente e dando concretude as demandas da agenda internacional, acontecem fatos da magnitude do que ocorreu na escola de educação infantil Guia Lopes, na zona norte de São Paulo que relato a seguir.
Depois da festa junina afro-brasileira, da oficina de toques de tambores e de outras ações que trabalharam a diversidade racial. No sábado do dia 16/10/2011, o muro da escola amanheceu pichado com a seguinte frase: "vamos cuidar do futuro de nossas crianças brancas”. Escrita entre duas suásticas, como podemos ver na imagem abaixo.
Sabemos que o uso desse símbolo para fins de divulgação do nazismo é proibido, aliás, texto posto na lei que institui o crime de racismo. Mera coincidência?
Claro que não. Os que escreveram, falam de um lugar muito bem definido. Ameaçam e sabem por quê. São pessoas assustadas com a possibilidade de ver o desmantelamento de uma educação que privilegia um único saber, que desmerece a construção cultural da população negra. Sabem que o trabalho realizado pela instituição, em questão, tem repercussões mais profundas do que simplesmente mudar o currículo. Assustam-se ante a existência de crianças negras empoderadas, cientes de seu valor como sujeito histórico, da beleza de seus cabelos e cor de pele da relevância de suas vidas.
O recado foi certeiro e de mão dupla. Para a equipe pedagógica que vem realizando um trabalho notável e colaborou para o desenvolvimento de matéria didático-pedagógico como parte do projeto da Rede Educar para a Igualdade Racial na Educação Infantil (Ufscar/MEC/CEERT), incluindo várias referências do patrimônio cultural afro-brasileiro e africano nas atividades educacionais desenvolvidas, as suásticas. Ou seja, a violência própria do nazismo, a ameaça, a instituição do medo. Para as famílias uma invocação da solidariedade da raça, à defesa dos privilégios, um chamado à supremacia da brancura, à preservação de uma educação eurocentrada.
Porém, o desfecho talvez surpreenda os pichadores. A reação foi imediata: protesto em diferentes redes virtuais e repercussão na mídia em todo o Brasil demonstrando que há uma resistência articulada, e nem esta escola, nem qualquer outra estará sozinha na grande tarefa de cuidar do futuro das crianças, garantindo-lhes uma educação sem discriminação e promotora da igualdade racial.

Serão as crianças mobilizadas pela escola que darão a resposta mais emblemática a este episódio. No lugar das suásticas e da frase racista, desenhos infantis, pois como dizia o grande mestre Paulo Freire “ensinar exige a convicção de que mudar é possível”, nós estamos convictos que a educação infantil tem um papel fundamental na construção de mentalidades que serão incapazes de uma pichação desse tipo. Com esse desfecho a escola cumpre efetivamente sua parte nesse processo e esperamos que as autoridades também fizessem a sua, no sentido de coibir novas manifestações de mesmo teor e protegendo a escola, as famílias e a sociedade brasileira do racismo.
Foto: noticias.r7.com
Que país é este? Estamos em pleno o século XXI, o racismo ainda persiste cada dia constante, fiquei indignada quando vi esta imagem.

O racismo está dentro de muitas pessoas, mesmo que seja de uma forma camuflada, mas estas pessoas que carrega ele dentro de si, são pessoas arrogantes, que não conseguem compreender a beleza da vida, as diferenças, as raças, as crenças, somos diferentes nestes aspectos e em outros, porém todos nossos temos o mesmo direito, independente de sermos diferentes.
Cada dia mais comprovamos, através de atitudes de pessoas que jugam serem humanos, que o racismo se espalha por nossa nação e não é somente com os negros é com todos que os “donos do mundo”, acham  ser estranhos, eles querem eliminar estes e dominar a nação, se você tem este pensamento ai vai um recado: Somos diferentes, sim! Mas tenho direito ao mesmo ar que você respira, tenho direito ao chão que você pisa, afinal este país também é meu.




.LAURITA LISBOA NORBERTO

VERDADE CAMUFLADA



Foto: http:// http://www.blog.jangadeiroonline.com.br/


Sabemos que a realidade é sempre camuflada por muitos, pois a realidade sem maquiagem é cruel, difícil de engolir a seco.
Um dos lugares onde a verdade e a realidade deveria e deve ser transparente é a escola, pois é ela que irá instruir pessoas para vida.
Tudo que pode levar as camadas menos favorecidas á refletir e pensar, causa medo aos que estão no poder, pois um povo pensante e critico, pode revolucionar e mudar a historia, é como diz Paulo Freire: O sistema não têm medo do pobre que têm fome, mas têm medo do pobre que sabe pensar!

Os cordéis, que são folhetos literários que abordam poesias que retratam a realidade e que não esconde as verdades a serem ditas, são excluídos da sociedade, camuflados pelas escolas que não cumprem o seu papel.

As escolas precisam incluir a realidade juntamente com os cordéis em sala de aula, é preciso que os alunos conheçam e adquiram para si, coisas proveitosas que sejam capazes de libertar suas mentes, refletirem e buscar mudanças.
Uma sociedade justa e eficiente se constrói em conjunto, por isso faça sua parte, liberte se.
Por: Suelen Rosa

Referencias de Paulo Freire retirada do site: http://interagireducar.blogspot.com

PAÍS DE DESIGUALDADES




Foto:  http://meumundinhoinsanowill.blogspot.com/

Vivemos em um país injusto, onde cada individuo pensa só em questões de benefícios próprios.
No Brasil existem diversos tipos de programas que segundo seus organizadores são para pessoas carentes. No palanque diversas autoridades com discursos belos e coerentes, prometem melhoras para a sociedade, porém são palavras ao vento, pois muitos deles não enfrentaram e nem vão passar por tudo que este povo já passou e irá enfrentar.
Sabemos que tudo que o sistema quer é beneficio próprio para sua sobrevivência, onde manipula o povo e brinca de marionete com suas vidas.
“Globalização perversa” é assim que Milton Santos define o sistema que traz benefícios aos poderosos e afunda cada vez mais aos pobres.
País de desigualdades: Fome, miséria e criminalidade, cada vez mais se alastram pela nossa nação como se fossem pragas, batendo em diversas portas, apesar da mídia  mostrar outra realidade.
Não seja mais um dos manipulados pelos que querem esconder a realidade, liberte se e faça a diferença.
Por: Suelen Rosa


FUTURO DA NAÇÃO?

Afirmam que as crianças são o futuro da nação, porém você já imaginou como será este futuro? Quando a sociedade diz está frase, está se referindo as crianças de classe ou as invisíveis (pobres)?
As crianças carentes para a sociedade são invisíveis e inexistentes, pois na concepção destas pessoas não existem crianças tristes, sem sonhos e nem com maus pensamentos, a vida é bela como a novela das nove.
A melhor fase da vida para muitos é a infância, pois acreditam que não há dor e nem sofrimento, porém estes se esqueceram de que não vivemos em um conto de fadas, a realidade é bem diferente.
O retrato de vida das crianças invisíveis é chocante, estas lutam pela sua sobrevivência a cada dia, sem nenhuma perspectiva de vida, vivem apenas por viver.
Na musica: O bagulho é doido, cantada e vivenciada pelo rapper MV BILL, mostra explicitamente como é a realidade destas as quais a sociedade ignora, leia um pequeno trecho desta musica e reflita:

Se eu morrer nasci outro que nem eu ou pior, ou melhor... "
"Se eu morrer eu vou descansar.."
"Ah, sonhar! Nessa vida não dá pra sonhar não... "
"Amanhã não sei nem se eu vou tá aí"

Este trecho é um pequeno depoimento de uma criança, que a sociedade excluiu e roubou seu direito de sonhar, é triste ver que uma criança com poucos anos de vida já perdeu todas as esperanças, aliás, esta palavra é desconhecida no seu dicionário.

Os invisíveis para a sociedade logo se tornarão visíveis, pois estas crianças  vão crescer e serão pessoas rancorosas com sede de vingança e o seu principal inimigo será a sociedade.

Não patrocine está tragédia , pare, pense, reflita, procure progressão.
Abaixo está o vídeo com a música: O bagulho é doido (MV BILL)
Veja e reflita: O futuro das “crianças invisíveis” é você quem faz!
Por: Suelen Rosa


RELATO HISTÓRICO É MEMÓRIA

Foto: pt.db-city.com
HISTÓRIA DA CIDADE
No começo do século XIX, teve início o povoamento do território, integrante do município de Jacaraci, por fazendeiros que ali se fixaram, desenvolvendo a agropecuária.
Em 1886, Balbino Coelho comprou o sítio Lagoa da Malva onde se estabeleceu com sua família, e dos irmãos Carvalho. Formou-se então o povoado de Boa Vista, em 1892. No mesmo ano, Júlio Carvalho instalou uma loja de tecidos, iniciando o comércio do povoado.
Em 1921 foi construída a capela de São José e, em 1930 a primeira Escola Pública, o distrito foi criado com nome de "Tabajara" em 1938 pela lei nº 11.089.
Em 1943, alterou-se o topônimo para Mortugaba.
O município desmembrado do de Jacaraci foi criado em 30 de novembro de 1961 pela lei nº 1.566. Tendo como primeiro Prefeito o Sr. Israel Silva. 

Significado do Nome
O nome Mortugaba é de origem indígena Tupi, o vocábulo significa habitação do povo. 
Aniversário da Cidade:
30 de Novembro 
Gentílico:
Mortugabense
População:
12.482 habitantes

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Foto do arquivo pessoal de: Laurita Lisboa Norberto

  
O ser humano é único que possui historia , aqui está  a historia da minha cidade , onde eu cresci e guardo comigo em minha memoria relatos inesquecíveis, relembre sua historia e curta cada momento, pois a vida é única aproveite.
LAURITA LISBOA NORBERTO

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

BRASIL COM P (GOG)

A musica Brasil com P, cantada pelo cantor GOG, retrata a realidade em que vivemos. A letra da musica é impactante para quem vive em um “conto de fadas”.
A realidade sem maquiagem muitas vezes pode parecer horripilante e medonha para quem não tem coragem de enxerga- lá como realmente é: Cheia de rugas e imperfeições.
A sociedade sempre se nega a enfrentar a realidade, pois são povos hipócritas e medíocres, que só lembram de que é uma nação em época de copa, onde todos entoam somente um único hino e formam uma torcida indestrutível, realmente temos um enorme poder, porém não utilizamos para coisas proveitosas.
Até quando vamos assistir de camarote a destruição da nossa sociedade?
Está na hora de realmente de incluir tudo que colabora para a progressão da nossa nação e excluir tudo que destrói e arruína o nosso povo.
Abaixo temos o vídeo com a musica: Brasil com P(GOG)
Pare, pense, prossiga, procure progressão.
Por: Suelen Rosa



O PAPEL DO PEDAGOGO NAS EMPRESAS




 O curso de pedagogia cada vez mais vem se expandindo, devido às diversas oportunidades no mercado que este oferece.
A pedagogia tem como uns de seus objetivos formar cidadãos críticos e pensantes e é um destes fatores que colabora para que ela se insira no âmbito empresarial.  A formação pedagógica segundo Libâneo (2002):

      O curso de Pedagogia deve formar o pedagogo stricto senso, isto é, um profissional qualificado para atuar em vários campos educativos para atender demandas socio-educativas de tipo formal e não-formal e informal, decorrentes de novas realidades - novas tecnologia, novos atores sociais, ampliação das formas de lazer, mudanças nos ritmos de vida, presença dos meios de comunicação e informação, mudanças profissionais, desenvolvimento sustentado, preservação ambiental - não apenas da gestão, supervisão e coordenação pedagógicas de escolas, como também na pesquisa, na administração dos sistemas de ensino, no planejamento educacional, na definição da políticas educacionais, nos movimentos sociais, nas empresas, nas várias instancias de educação de adultos, nos serviços de psicopedagogia e orientação educacional, nos programas sociais, nos serviços para terceira idade, nos serviços de lazer e animação cultural, na televisão, no rádio, na produção de vídeos, filmes, brinquedos, nas editoras, na requalificação profissional etc.

O pedagogo não está somente apto para trabalhar no ambiente escolar, mas também no ramo empresarial, mas qual será o papel deste profissional nesta área?
As funções que este profissional está habilitado a exercer estão vinculadas juntamente com o departamento de recursos humanos.  As atividades que este exercerá serão: Treinamento/ desenvolvimento pessoal e planejamento.
  As empresas estão à procura de mudanças e o pedagogo com sua visão humanista está colaborando com a transformação, pois mercado está cada vez mais exigente.
 Pode se observar que o pedagogo empresarial cumpre um grande papel nas empresas, pois lidar com pessoas realmente não é tarefa fácil, exige habilidade e competência. O pedagogo pode também pode se considerar um dos carros- chefes para o desenvolvimento das empresas, pois ele será um dos lideres que tomará grandes atitudes para que haja progressão.
Uma empresa com bons líderes não é somente uma empresa de sucesso, é também uma escola onde se aprende e se generaliza o aprendizado para a família e para outras instancias da sociedade, então é bom para todos que incluam pedagogos competentes no mercado de trabalho para termos futuros cidadãos.
Por: Suelen Rosa

PEDAGOGIA E EMPRESA

          A pedagogia na empresa surge como uma fala humana, o funcionário não tinha voz ativa de expressar, o que pensa e a pedagogia surgem e da à portunidade para as pessoas expressar melhor, confirma-se que a pedagogia uma organização que apresentam similaridade. Muita empresa tem evoluído depois que aderiu esta modalidade, e tem dado certo por que as duas coisas anda junto fez um casamento perfeito, ambas têm o mesmo objetivo em relação às pessoas.
   A empresa que investir nos funcionários tem tido resultado, alem do esperado por que o funcionário trabalha muita satisfeita. Ainda mais pela evolução que lhe acompanha, ambas andam juntos. Ainda e poucas o relato da pedagogia na empresa e sua atuação, acredita-se que a tarefa do pedagogo empresarial é a de ser o mediador e o articulador de ações educacionais, dentro do contexto empresarial, gerenciar processos em contexto de mudanças exige novas postura e novos valores característica estas fundamentais para que as empresas possam se mantiver no mercado. Outro aspecto de bastante relevância. Promover as condições necessárias, treinamentos, eventos, reuniões para tudo dar certo.

LAURITA LISBOA NORBERTO

domingo, 20 de novembro de 2011

O TEATRO MÁGICO

       A Trupe O Teatro Mágico e o respeito as variações linguísticas existentes no nosso País...
A música foi criada em homenagem a Josilene Raimunda, "segunda mãe de Anitelli (Vocalista da Trupe)", uma senhora que trabalha há muito tempo na casa dos pais do artista. O tema da composição é a discriminação de pessoas que têm um modo de falar diferente da considerada norma padrão ou culta. Segundo a declaração do cantor dada como introdução à canção, a idéia surgiu a partir de um diálogo com Josilene, ou Jô como é carinhosamente chamada, no qual certos "neologismos" foram criados. Por exemplo, palavra "pigilógico", substituindo "psicólogo", e "leite dilatado" no lugar de "leite desnatado". O próprio nome da música" Zaluzejo" é uma das pronúncias para a palavra " Azulejo".
Além de demonstrar diversos exemplos de variações lingüísticas existentes na oralidade de muitos brasileiros, Anitelli se aventura por um campo ainda mais profundo ao citar certas crenças populares, adotadas tanto por "Jô", como por grande parte da população do país. Exemplos disso seriam as crenças "tomar banho depois que passar roupa, mata", "olhar no espelho depois que almoça entorta a boca" e "pra segurar namorado morrendo de amor/ Escreve o nome num pepino e guarda no 'refrigelador'".
Em um primeiro contato com a música, o ouvinte poderia considerar que o compositor "faz escárnio" das variações diferenciadas da norma padrão.
Está musica foi trabalhada em sala de aula pela professora: Lucia Helena, no curso de pedagogia, na faculdade Metodista, com intuito de demonstrar a ortografia e a oralidade, o que percebemos que a ortografia está incorreta nesta musica, porém o ouvinte consegue identificar as palavras através da oralidade do cantor, para muitos algumas pessoas que não são da sua cultura e tem o sotaque diferente que o seu, jugam que estas estão falando errado, porém temos que parar para pensar: eles pensam o mesmo, pois não são da mesma cultura que nós, mas é como diz um trecho da musica: "Quando alguém te disser: tá errado ou errada,Que não vai S na cebola, que não vai S em feliz, Que o X pode ter som de Z, e o CH pode ter som de X,
Acredito que errado é aquele que fala correto e não vive o que diz!"


LAURITA LISBOA


       

Historia em Quadrinhos






Postado Por: Emilia Aparecida Mendes - 

domingo, 13 de novembro de 2011

Veneno na mesa

Desde 2008, o Brasil é o maior consumidor Mundial de agrotóxico, pois foi substituído a semente  existente pela semente trangenicas  e segundo alguns camponeses se com a semente primaria era produzido 60 a 70 sacas.
Então, expulsaram os camponeses do campo, trocando homens por maquinários isto tudo para multiplicar a produção o que significa que os números a mais na conta são mais importantes que o ser humano até parece que a terra e os direitos humanos brigaram não se entendem mais a revolução do verde.
Daí não parou mais, começou  por algo razoável para eliminação de formigas, insetos etc... e foi avançando, para não haver perca de nada e os produtos também foram ficando cada vez mais forte temos ai no mercado uns 400 tipos de agrotóxicos  o que representa para a economia ( 7bilhão de dólares) de  venda.
 Mas, que ao ser lançado nas plantações ele espalha-se  rapidamente contaminando tudo o ar a água e depois a soja,batata,feijão trigo,tomate,beterraba,pimentão,pepino,alface,morango,mamão ,abacaxi.
E nesta geração onde há uma grande  procura  pelo corpo perfeito, a refeição  preferida  é só  uma frutinha ou uma salada para não engordar . O  que  esta acontecendo  é que estamos consumindo:  5,2 %  de agrotóxico  por pessoa, segundo pesquisa realizada em  2008.   Alguns agrotoxico permitido pela Anvisa que são especificos  para cada tipo de  produto com problema mas na pratica são usados trocados de um produto no outro.
E ao chegar os  alimentos  a mesa dos brasileiros acontece uma grande revolução verde causando um estrago na nossa saúde em criança começa perda de sentido, lapso de memória, em adultos  o comprometimento do sistema reprodutor, se a   pessoa estiver grávida  há complicação com o embrião .Mas como saber o que é colocado na plantação quando estamos costumados a pegar tudo nos mercados  ou feira livres. E mais difícil ainda é você ver alguém preocupado com o seu próximo quando o seu capital  pode correr risco de diminuir.
Olha ai consumidor você não vai fazer nada ? Então continue colocando o veneno na sua mesa, a ingerir as mesmas coisas, mas um conselho antes de tudo  já deixe seu funeral preparado ou um leito de hospital nunca se sabe não é mesmo?

Postado Por: Emilia Mendes -

Letramento

     Viajando pelo campo semântico que inserem estas palavras veremos que são palavras comuns exceto letramento esta é pouco conhecida porque entrou há pouco tempo na nossa língua, por exemplo:

                                                                 LETRAMENTO
LETRADO_______ILETRADO
    Letrado: versado em letras, erudito _uma pessoa letrada=erudita, versada em letras( letras significando literatura,línguas)
    Iletrado:que não tem conhecimentos literários_ uma pessoa iletrada= uma pessoa que não tem conhecimentos literários ,que não é erudito,analfabeta ou quase analfabeta.
    A 1ª-vez que a palavra letramento apareceu na língua portuguesa foi em 1986  referência esta feita por ;Mary Kalo e depois no ano de 1988,no livro pode-se até dizer que ela lançou a palavra no mundo da educação.
    Mais recentemente, a palavra tornou-se bastante corrente aparecendo até mesmo em titulo de livros,por exemplo;Os Significados do letramento, coletânea  de textos,Alfabetização e letramento da mesma autora.
    A partir dos anos 80 inventamos essa palavra por que,precisamos de novas palavras na nossa língua,isso quando surgem novas idéias,um novo objeto e   fomos buscar letramento do inglês exatamente da palavra :
Literacy=letramento os dicionários traduzem assim
Literate=é pois o adjetivo que caracteriza a pessoa que domina a leitura e a escrita,mas também faz uso competente e freqüente da leitura e da escrita
Alfabetizar e letrar são duas ações distintas mas não inseparáveis,ao contrário o ideal seria alfabetizar letrando,ou seja ensinar a ler e a escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita,de modo que o individuo se tornasse,ao mesmo tempo,alfabetizado e letrado,dai surge a pergunta: È possível diferenciar o alfabetizado do letrado?
É difícil responder por que letramento envolve dois fenômenos bastante diferentes, a leitura e a escrita, cada um deles muito complexo, pois constituído de uma multiplicidade de habilidades, comportamentos, conhecimentos a seguir explicaremos separados, por exemplo:



Ler é um conjunto de habilidades e comportamentos que se estendem desde simplesmente decodificar silabas ou palavras até ler Grande Sertão Veredas de Guimarães Rosa... Uma pessoa pode ser capaz de ler um bilhete, ou uma história em que quadrinhos, e não ser capaz de ler um romance, um editorial de jornal... Assim: ler é um conjunto de habilidades, comportamentos conhecimentos que compõe um longo e complexo continuum: em que ponto desse continuum uma pessoa deve estar, para ser considerada alfabetizada,no que se refere á leitura? E a partir de ponto desse continuum uma pessoa pode ser considerada letrada, no que se refere á leitura?
Escrever é um conjunto de habilidades e comportamentos que se estendem desde simplesmente escrever o próprio nome até escrever uma tese de doutorado... Uma pessoa pode ser capaz de escrever um bilhete, uma carta, mas não ser capaz de escrever uma argumentação, defendendo um ponto de vista, escrever é também um conjunto de habilidades, comportamentos, conhecimentos que se compõe um longo e complexo continuum: em que ponto desse continuum uma pessoa deve estar, para ser considerada alfabetizada, no que se refere á escrita? A partir de que ponto desse continuum uma pessoa pode ser considerada letrada, no que se refere á escrita?
Baseados na Lei que proíbe analfabetos de ser candidatos, uma pessoa para ser considerado apto para ocupar cargo letivo, tem que saber ler e interpretar e redigir um texto. E caso verídico foi transmitido pelos meios de comunicação à bem pouco tempo, nas eleições, pois surgiram dúvidas se o Tiririca (Francisco Everaldo Oliveira Silva sob nº 2222, sabia ou não ler se havia sido ele quem redigiu a documentação ou não e por pouco ele não foi impedido de assumir o cargo.  
Comentário:
         A algum tempo atrás se uma pessoa, soubesse escrever pelo o seu próprio nome já não era considerada analfabeta,veja que agora ela pode até ler um pouquinho no entanto não é  considerada nem alfabetizada nem  letrada.
         A não ser que saiba ler e escrever  apropriar-se da escrita ‘’ própria para que o outro  que ler consiga interpretar corretamente o que ele intencionou escrever.

Postado por Emilia Aparecida Mendes -