terça-feira, 1 de novembro de 2011

A educação informal está dentro da escola:


Foto:animacaoldl.blogspot.com
Temos no país diferentes formas de ensino, e são classificadas na literatura como: educação formal, educação não- formal e educação informal. A educação formal pode ser resumida como aquela que está presente no ensino escolar, gradual e estruturado tem um objetivo claro e específico e representada principalmente pelas escolas e universidade. Ela depende de uma diretriz educacional centralizada como o currículo, com estruturas hierárquicas e burocráticas, determinada em nível nacional, com órgão fiscalizador dos ministérios da educação. A informal como aquela na qual qualquer pessoa adquire e acumula conhecimento através de experiências diárias em casa, no trabalho e no lazer, rádio, televisão, jornal, cinema, intermete. A educação informal estar dentro da escola, e este processo de aprendizagem e constante. Ele se dá pelas influências do ambiente sociocultural e é relacional. Das relações entre pessoas e grupos e é conhecimento são produzidos.

A educação não-formal que nos desenvolvemos, laços de pertencimento, que descobre que pertencemos a um grupo, a uma comunidade. Ajuda na construção da indenidade coletiva. Pois entende que a comunidade não são os outros, somos nós. E cada um de nós pode contribuir de forma ativa para valorizar o nosso lugar, resolver nossos problemas, aprender nossa cultura regional, preservar o ambiente, expor nossos artistas, apreciar as artes e beleza naturais do nosso lugar, comum exigir melhorias, aprender a lutar pelos nossos direitos. Sendo no sentido de dar o nosso melhor pela nossa comunidade, e exigir os nossos direitos comuns. Aprendemos a rejeitar os preconceitos, aceitar os diferentes, desenvolver nossa auto-estima e a aprender a solidariedade. A educação não-formal é mais difusa, menos hierárquica e menos burocrática. Os programas de educação não-formal não precisam necessariamente seguir um sistema seqüencial e hierárquico de “progressão”. Podem ter duração variável, e podem ou não conceder certificado de aprendizagem.
Apesar das diferenças entre essa modalidade de educação, o fato é que os vínculos entre elas existem e eles precisam ser levados e conta durante toda processo educativo das pessoas, ação que favorecerá tanto aos educandos bem como aos educadores.


                                                                               Autora: Laurita Lisboa Norberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário