sábado, 8 de outubro de 2011

O Cidadão



Foto:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjljL7kHKOWJvQItyRra3vrjle88-qBmlNSeOsIDOBOOG8Q8OZa4Cy2WjLNn7HPK13a2B9fdDZ-SSPeCzMEoHiNOGnDkH6tr7QT6DFKSI4fGX1PXUX3p-xKXxYyaATLxjWkdWKSUQejmIw/s1600/mendigo.jpg


O homem é considerado pelo que tem: ele é o local de sua moradia, é a roupa que usa, é o carro que tem, pode até ser um mau caráter, mas se a sua residência for num bairro considerado classe média alta ou até classe média,este tem sua dignidade respeitada, pois aqui nesse “mundinho”, você vale o que tem, por exemplo: antigamente a pessoa que tirava o RGera um cidadão, mas, hoje em dia o RG perdeu sua vez para o CPF, este documentorevela quem são os cidadãos para sociedade, pois é com ele que verifica qual é sua classe.
As pessoas que não possuem condições necessárias para se inserir nesta sociedade perversa , tem seus direitos violados e negligenciados, pois quem não goza de direitos não tem cidadania, pois cidadania é fruto de lutas sociais.
Só se consegue o respeito com lutas,por isso não podemos ficar de braços cruzados, deixando que os “poderosos”, nos excluam da sociedade e a dominem, pois os mesmos direitos que eles têm, também são nossos, não queremos mais levar esta vida de migalhas, onde o que nos sobram são apenas os restos, não queremos mais ouvir desculpas, mas queremos ouvir: Vocês tem o direito de ser um cidadão.


-

Um comentário:

  1. Aconteceu um caso verídico no ano de 1997 um Senhor pedia esmolas na porta da igreja católica e em outros lugares também, e nessa Igreja havia um padre uma pessoa muito bondosa resolveu tirar do Dizimo todo mês uma quantia e da-la a este senhor porque ele disse que tinha duas filhas loucas,e as mesmas haviam sido estuprada e portanto elas tinham crianças, com menos de 05 anos mas elas viviam numa total estado vegetativo, que nem percebiam as crianças assim o padre resolveu fazer uma visita a casa deste senhor e qual não foi a sua surpresa ao dar uma olhada nos documentos deste senhor.
    Pois descobriu que, ele tinha idade e tempo de casa suficiente, para estar aposentado, também poderia ter adquirido uma carteirinha, para ir e vir de ônibus com as duas filhas sem que precisasse, ficar na porta da frente dos coletivos explicando sempre a mesma historia e implorando a boa vontade deste (a) motorista em ajudá-lo ou não que podia também reclamar um auxilio doença das filhas, ainda mais que uma delas já havia trabalhado por um determinado tempo, só que ficou louco devido o tamanho sofrimento causado pelo estupro. Note! Que este coitado mendigava todos os dias por não saber dos seus direitos.
    Se não fosse a atitude solidariedade, cooperação e repudio as injustiças, e também de respeito que levou ele a exigir e buscar para si o respeito posicionar-se de maneira, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o dialogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas. Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro; bem como aspectos sócio cultural de outros povos e nações posicionando-se contra qualquer descriminação baseada em diferentes culturas de classe social de crença, sexo de etnia ou outros. Você precisa perceber-se integrante dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente.
    Tem pessoas que são tão conformadas com seu sofrimento, a serem barradas aonde vão que pensam que isso é normal, acho que nem se sentem chateadas com essa situação. Então quando alguém os tratam da forma correta com educação e respeito que eles merecem ,ficam até desconfiados pois nunca ninguém se importou com eles.Eu já ouvi alguém dizer a os pobre só vieram ao mundo para sofrer, mesmo não há remédio, só os ricos é que vieram com toda a sorte do mundo.Nesse caso podem sorrir a todo momento.Não se lamentam mais só quando acontece diferente é eles vão ficar espantados e se perguntando o que será que está acontecendo porque eles não estão entendendo nada.Nunca ouviram falar de seus direitos só os deveres.

    Nutricionista: Emilia Aparecida Mendes - 190316

    ResponderExcluir