segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Como produzir bons textos



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Um bom texto produzido: e tudo aquilo que é possível ser compreendido pelo ouvinte, leitor, podendo ser oral ou escrito. O trabalho com produção de textos tem como finalidade formar escritores competentes capazes de produzir textos coerentes, coesos e eficazes. Pensar em um trabalho assim como a alfabetização, parece ser uma pretensão muito grande, porém não é pretensão, mais sim uma meta. É nas séries inicias que precisamos despertar nas crianças o gosto pela leitura e as habilidades para produção de textos.
Para aprender a escrever, é necessário ter acesso á diversidade de textos escritos, testemunharem a utilização que se faz da escrita em diferentes circunstâncias, defrontar-se com as reais questões que a escrita coloca a que se propõe produzi-la, arriscar-se a fazer como consegue e receber ajuda de quem já sabe escrever. Sendo assim, o tratamento que se dá á escrita na escola não pode inibir os alunos ou afastá-los do que se pretende; ao contrário, é preciso aproximá-los principalmente quando são iniciados “oficialmente” no mundo da escrita através da alfabetização.

Afinal, esse é o início de um caminho que deverão trilhar para se transformarem em cidadãos da cultura escrita. Se o nosso objetivo é formar escritores competentes, supõe, portanto, uma pratica continuada de produção de textos na sala de aula, situações de produção de uma grande variedade de textos de fato e uma aproximação das condições de produção ás circunstâncias nas quais se produz esses textos. A revisão de texto, como situação didática, exige que o professor selecione em quais aspectos pretende que os alunos se concentram de cada vês, pois não é possível tratar de todos ao mesmo tempo. Ou bem se foca a atenção na coerência da apresentação do conteúdo, nos aspectos coesivos e pontuação, ou na ortografia. E,quando se toma apenas um desses aspectos para revisar,é possível, ao fim da tarefa, sistematizar os resultados do trabalho coletivo e devolvê-lo organizadamente ao grupo de alunos.

Sabemos que a mediação do professor e a variedade de atividades nas produções de texto são fundamentais para o desenvolvimento produtiva das crianças. É fundamental que o professor tenha cuidado ao surgir temas para produção textual, que conheça um pouco da história de vida de cada aluno, e que saiba respeitar as particularidades da vida do aluno. Pois, forçando o aluno a produzir um texto fora da sua realidade pode ser desastroso, chegando a ser uma broqueio de seus “sonhos criativos”.
Autor: laurita Lisboa Norberto

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