domingo, 13 de novembro de 2011

Letramento

     Viajando pelo campo semântico que inserem estas palavras veremos que são palavras comuns exceto letramento esta é pouco conhecida porque entrou há pouco tempo na nossa língua, por exemplo:

                                                                 LETRAMENTO
LETRADO_______ILETRADO
    Letrado: versado em letras, erudito _uma pessoa letrada=erudita, versada em letras( letras significando literatura,línguas)
    Iletrado:que não tem conhecimentos literários_ uma pessoa iletrada= uma pessoa que não tem conhecimentos literários ,que não é erudito,analfabeta ou quase analfabeta.
    A 1ª-vez que a palavra letramento apareceu na língua portuguesa foi em 1986  referência esta feita por ;Mary Kalo e depois no ano de 1988,no livro pode-se até dizer que ela lançou a palavra no mundo da educação.
    Mais recentemente, a palavra tornou-se bastante corrente aparecendo até mesmo em titulo de livros,por exemplo;Os Significados do letramento, coletânea  de textos,Alfabetização e letramento da mesma autora.
    A partir dos anos 80 inventamos essa palavra por que,precisamos de novas palavras na nossa língua,isso quando surgem novas idéias,um novo objeto e   fomos buscar letramento do inglês exatamente da palavra :
Literacy=letramento os dicionários traduzem assim
Literate=é pois o adjetivo que caracteriza a pessoa que domina a leitura e a escrita,mas também faz uso competente e freqüente da leitura e da escrita
Alfabetizar e letrar são duas ações distintas mas não inseparáveis,ao contrário o ideal seria alfabetizar letrando,ou seja ensinar a ler e a escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita,de modo que o individuo se tornasse,ao mesmo tempo,alfabetizado e letrado,dai surge a pergunta: È possível diferenciar o alfabetizado do letrado?
É difícil responder por que letramento envolve dois fenômenos bastante diferentes, a leitura e a escrita, cada um deles muito complexo, pois constituído de uma multiplicidade de habilidades, comportamentos, conhecimentos a seguir explicaremos separados, por exemplo:



Ler é um conjunto de habilidades e comportamentos que se estendem desde simplesmente decodificar silabas ou palavras até ler Grande Sertão Veredas de Guimarães Rosa... Uma pessoa pode ser capaz de ler um bilhete, ou uma história em que quadrinhos, e não ser capaz de ler um romance, um editorial de jornal... Assim: ler é um conjunto de habilidades, comportamentos conhecimentos que compõe um longo e complexo continuum: em que ponto desse continuum uma pessoa deve estar, para ser considerada alfabetizada,no que se refere á leitura? E a partir de ponto desse continuum uma pessoa pode ser considerada letrada, no que se refere á leitura?
Escrever é um conjunto de habilidades e comportamentos que se estendem desde simplesmente escrever o próprio nome até escrever uma tese de doutorado... Uma pessoa pode ser capaz de escrever um bilhete, uma carta, mas não ser capaz de escrever uma argumentação, defendendo um ponto de vista, escrever é também um conjunto de habilidades, comportamentos, conhecimentos que se compõe um longo e complexo continuum: em que ponto desse continuum uma pessoa deve estar, para ser considerada alfabetizada, no que se refere á escrita? A partir de que ponto desse continuum uma pessoa pode ser considerada letrada, no que se refere á escrita?
Baseados na Lei que proíbe analfabetos de ser candidatos, uma pessoa para ser considerado apto para ocupar cargo letivo, tem que saber ler e interpretar e redigir um texto. E caso verídico foi transmitido pelos meios de comunicação à bem pouco tempo, nas eleições, pois surgiram dúvidas se o Tiririca (Francisco Everaldo Oliveira Silva sob nº 2222, sabia ou não ler se havia sido ele quem redigiu a documentação ou não e por pouco ele não foi impedido de assumir o cargo.  
Comentário:
         A algum tempo atrás se uma pessoa, soubesse escrever pelo o seu próprio nome já não era considerada analfabeta,veja que agora ela pode até ler um pouquinho no entanto não é  considerada nem alfabetizada nem  letrada.
         A não ser que saiba ler e escrever  apropriar-se da escrita ‘’ própria para que o outro  que ler consiga interpretar corretamente o que ele intencionou escrever.

Postado por Emilia Aparecida Mendes -

Nenhum comentário:

Postar um comentário