segunda-feira, 7 de novembro de 2011

LUIZ GAMA, UM LIDER ABOLICIONISTA.



Foto:blogs.utopia.org.br
Luiz Gonzaga Pinto da Gama nasceu no dia 21 de julho, 1830 em Salvador na Bahia até hoje o nome do pai é desconhecido, sabe-se que era um fidalgo português que viveu com Luiza Mahim, escrava que se destacou por ter participado da revolta do malês, importante rebelião ocorrida na capital baianada em 1835. Dessa união nasceu Luiz Gama vendido como escravo aos dez anos de idade, Gama ficou analfabeto até os 17 anos liberto apenas com 18 anos onde teve a oportunidade de ser alfabetizado por um amigo aos 17, e daí em diante apaixonou-se pelos livros, que os acompanharam até a morte. Ele fugiu do cativeiro em São Paulo onde fez parte da marinha de guerra, seis anos depois teve uma e divergência com um oficial que o levou a comparecer ao conselho de guerra, que o excluiu.
Retornou a São Paulo, onde passou a trabalhar em um escritório de um escrivão e depois na secretária de governo da província. Nessa ocasião, veio á inspiração de estudar direito para defender a vida e a liberdade da imensa população de negros escravos. Impedido pelos estudantes em sua tentativa de matricular-se na famosa faculdade de direito, tomou a opção definitiva de atuar como rábula até o fim da vida em 1882. Uma grande questão levantada por Luiz Gama na imprensa e nos tribunais foi à vigência da lei sete de novembro, de 1831, a qual, em cumprimento a um tratado de repressão do tráfico negreiro celebrado por Portugal com a Inglaterra em 1818, declarava livre todos os africanos desembarcados no país após aquela data.
Luiz Gama foi o grande inspirador do movimento dos Caifazes, de Antônio Bento de Souza e Castro, que promoveu a fuga de milhares de escravos desorganizando irreparavelmente a lavoura nos grandes domínios rurais de São Paulo. A lei de abolição torna-se inevitável. Estudos acadêmicos sobre Luiz Gama, alguns deles publicados em livros, tem crescido nos últimos anos.

 Em 2009, o advogado trabalhista Nelson Câmara publicou alentado ensaio sobre a história da escravidão no Brasil, o livro “Escravidão nunca mais! – um tributo a Luiz Gama” (Editora Lettera.doc, 520 páginas). Na obra, o pesquisador traça rico perfil biográfico do advogado baiano.



 COMENTÁRIO

Luiz gama foi um grande guerreiro da época, vendo as injustiças e também sofrendo na pele não pensou duas vezes em defender os escravos, pois era filho de escrava, porém nasceu livre tornando-se abolicionista. Hoje pouco lembrado e reconhecido na história da liberdade dos escravos. Vale apena conhecer esse líder que se destacou na época e que se alfabetizou depois de adulto, Já com intuito de defender a sua raça. Que este guerreiro sirva de exemplo para esta sociedade escravista onde muitos negros ainda se encontram escravizados, pois a lei diz que somos iguais, mas a sociedade impõe a diferença.

Referencias retiradas dos sites:
Postado por:Eliete

Nenhum comentário:

Postar um comentário